O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, recebeu o título de cidadão do Amazonas da Assembleia Legislativa daquele estado nesta sexta-feira (18). O presidente da Assembleia, deputado estadual Josué Neto, foi o autor do projeto de lei de concessão da homenagem.
O parlamentar justificou a honraria ao ministro em reconhecimento aos relevantes serviços desenvolvidos em favor do estado e do povo amazonense. “Essa homenagem envolve uma causa muito maior. Temos hoje o grande desafio de proteger e preservar a Amazônia. A partir de agora, essa responsabilidade também é sua”, afirmou.
O vice-presidente do STF recebeu o título das mãos do governador, Wilson Lima. “O ministro Fux é um dos maiores processualistas do país, com papel fundamental na construção do novo Código de Processo Civil”, destacou o governador.
Em seu discurso de agradecimento, Luiz Fux afirmou que sempre esteve atento aos problemas do estado. “Recentemente, em um debate no STF, eu fui o voto em que se firmou o entendimento de que as pessoas jurídicas que devem ser privilegiadas são aquelas que se situam na Zona Franca de Manaus, não as que vêm de fora adquirir insumos”, lembrou Fux.
Também participaram da solenidade o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Luís Campbell Marques, o senador Omar José Abdel Aziz e o vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida Filho. Após a cerimônia, o ministro ainda concedeu palestra com o tema “Análise Econômica do Direito” e recebeu a faixa vermelha e branca, mais importante da graduação do jiu-jitsu.
Assessoria de Comunicação da Presidência
Foto: Alberto César Araújo/Aleam
Source: STF