Na manhã desta segunda-feira (18/9), durante sessão do Conselho Pleno, o vice-presidente da OAB, Rafael Horn, fez uma convocação para a elaboração da pesquisa Perfil ADV, cujo objetivo é identificar dificuldades, peculiaridades e características regionais do exercício da profissão.
Horn afirmou que cerca de 20 mil advogadas e advogados do país responderam ao Primeiro Estudo Demográfico da Advocacia Brasileira, o Perfil ADV, lançado pela OAB Nacional em 28 de agosto deste ano.
“Peço a todos conselheiros e conselheiras federais que entrem em contato com seus presidentes seccionais para que motivem advogadas e advogados a responderem ao questionário. É muito importante o engajamento de todos, para que possamos melhorar a vida profissional da advocacia brasileira em todo o país. Apenas com dados concretos poderemos definir prioridades e atuar com ainda mais acerto em defesa da categoria”, afirmou Horn.
Para participar, é necessário acessar a página da pesquisa e responder ao questionário. A conclusão do processo leva apenas 15 minutos.
A ampla participação dos inscritos permitirá à OAB a elaboração e manutenção de iniciativas mais efetivas para a advocacia, como, por exemplo, ações de defesa de prerrogativas e honorários e criação de mais salas de apoio, entre outras.
A elaboração da pesquisa busca levar um questionário com 42 perguntas sobre diversos aspectos do exercício da advocacia aos mais de 1,3 milhão de profissionais no país.
Além do perfil sociodemográfico e do foco na atuação profissional, foram incluídas perguntas sobre saúde, uso da tecnologia e prerrogativas e honorários. O questionário é aplicado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), por meio de plataforma digital.
Após a conclusão da pesquisa, a OAB sistematizará a coleta de dados para a apresentação dos resultados. Todo o processo obedecerá às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), com o intuito de obter e fornecer amostragem demográfica fidedigna da advocacia brasileira.
Source: OAB