“Como presidente nacional da OAB, venho reafirmar meu compromisso com a pauta da saúde feminina e com a proteção dos direitos das mulheres em geral”, disse o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, no evento híbrido “Diálogos Essenciais: empoderando a saúde feminina”, promovido na terça-feira (31/10), para encerrar a campanha Outubro Rosa.
Ao complementar, Simonetti lembrou que a iniciativa surge com a ideia de conscientizar a sociedade global sobre a importância do diagnóstico precoce e o cuidado preventivo do câncer de mama que, no Brasil, acomete cerca de 60 mil mulheres por ano. “Esses índices são mundiais, mas possuem incidências diferenciadas entre si, em razão da raça, classe social, sexualidade e identidade de gênero”, disse.
A secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, integrou o debate de forma remota e informou que é uma prioridade do Ministério da Saúde a prevenção, o tratamento e o atendimento oncológico, com ênfase ao câncer de mama. “Temos, há 20 anos, uma política nacional de atenção à saúde da mulher, que promove a integralidade do cuidado e busca pensar todos os ciclos da vida da mulher”, afirmou.
Durante o encontro, foram abordadas questões relacionadas à ginecologia, mastologia e outros aspectos fundamentais da saúde feminina.
A ação foi realizada em parceria com o Grupo Amplexus e Clínica Espaço Lis e contou com a presença da presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Cristiane Damasceno; coordenador nacional da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência (Concad), Eduardo Uchôa Athayde; do presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior; do membro honorário vitalício Cezar Britto; e da presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo, Adriana Galvão.
Autocuidado
Da mesa de debates, participaram, também, o cardiologista e fundador do Amplexus, Fabricio da Silva, que interagiu com o público presente e com as pessoas que assistiam remotamente sobre as diversas formas de autocuidado.
Entre as médicas presentes, estavam a mastologista Karimi Amaral, da Clínica Espaço Lis, que abordou a atenção aos seios da mulher desde os 25 anos de idade para que haja a identificação de riscos e o acompanhamento de possíveis lesões. Já a ginecologista Carolina Adorno, também da Clínica Espaço Lis, reforçou que é essencial que as mulheres imponham limites de horário no trabalho e do uso de aparelhos celulares para uma boa saúde mental e corporal. Por sua vez, a pneumologista da Amplexus Rebecca Tavares explicou a importância dos cuidados com o sono e seus impactos na saúde feminina. Pâmela Gonçalves, fonoaudióloga da Amplexus, reforçou a necessidade do tratamento multidisciplinar dos casos de apnéia do sono.
Homenagem
Desde o início do mês, a fachada da sede do Conselho Federal está iluminada na cor símbolo do Outubro Rosa. Além disso, a Ordem anualmente adiciona um laço rosa à sua logomarca, na homepage do site e, também, nas redes sociais em homenagem à campanha.
Clique aqui e assista o evento pelo canal da OAB no YouTube.
Source: OAB