O jurista Paulo Bonavides foi homenageado pelo Conselho Pleno da OAB, na sessão plenária virtual extraordinária, realizada nesta quinta-feira (5), pelo seu falecimento no dia 30 de outubro, aos 95 anos. O discurso de homenagem foi proferido pelo conselheiro federal Hélio das Chagas Leitão (CE), presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos. A presidência da OAB Nacional já tinha decretado luto oficial de três dias em respeito à memória do jurista.
Um dos constitucionalistas mais respeitados do país, Paulo Bonavides recebeu a medalha Rui Barbosa, a mais alta honraria concedida pela OAB, em 1996, sendo referência para todo uma geração de advogados e juristas no Brasil.
Na homenagem, foi respeitado um minuto de silêncio pelo Pleno e, na sequência, o conselheiro Hélio Leitão destacou a trajetória profissional de Paulo Bonavides como jornalista, advogado e jurista, sendo considerado um dos mais importantes da história brasileira, além de fatos da vida pessoal e os títulos da carreira acadêmica. Para Hélio Leitão, Bonavides deixa um enorme legado em defesa da democracia e do Estado Democrático de Direito.
“A OAB sempre contou com o gênio e a cooperação de Paulo Bonavides, sentinela em defesa das grandes causas cívicas. Fica o legado de suas reflexões teóricas e o exemplo de uma vida devotada à ciência e à causa da democracia, de que foi defensor intransigente”, afirmou Leitão.
Leia a íntegra da homenagem à Paulo Bonavides
Source: OAB