
A recepção é um local de clínica onde circulam diversos dados pessoais de pacientes, de acompanhantes e até de fornecedores de serviços e produtos que estão na condição de pessoa física.
Com a Lei Geral de Proteção de Dados, as clínicas deverão introduzir novas medidas de segurança, além de reformularem costumes e algumas formas de atendimento.
Segue alguns exemplos para que a sua clínica esteja em ordem:
As clínicas NÃO poderão mais coletar dados pessoais (RG, CPF, endereço) em voz alta, pois isso expõe o paciente, possibilitando que todos ouçam as suas informações.
• DICA: Entregue um formulário para o paciente preencher.
As clínicas não poderão mais deixar documentos e informações de pacientes em cima da mesa.
• DICA: Deixe guardados em alguma gaveta trancada.
As secretárias não deverão entregar ao paciente os termos de consentimento e os questionários de anamnese, bem como não poderão ter acesso a estes documentos preenchidos, pois são informações sensíveis e de natureza sigilosa.
• DICA: O profissional que realizar o atendimento é que deverá coletar e ter acesso a tais informações.
A atendente deverá redobrar a atenção no momento de anotar os dados pessoais ordinários dos pacientes, pois o erro pode trazer prejuízos significativos, como por exemplo, um contato telefônico anotado erroneamente é capaz de impedir que o médico retorne a ligação.
Não deixar materiais biológicos na recepção.
Conforme podemos observar, a LGPD impacta diversos setores de seu estabelecimento. Adeque-se.
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