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Informativos

Você sabe como adequar-se à Lei Geral de Proteção de Dados na sua clínica?

By 4 de fevereiro de 2022março 10th, 2022No Comments

A recepção é um local de clínica onde circulam diversos dados pessoais de pacientes, de acompanhantes e até de fornecedores de serviços e produtos que estão na condição de pessoa física.

Com a Lei Geral de Proteção de Dados, as clínicas deverão introduzir novas medidas de segurança, além de reformularem costumes e algumas formas de atendimento.

?? Segue alguns exemplos para que a sua clínica esteja em ordem:

⚠️ As clínicas NÃO poderão mais coletar dados pessoais (RG, CPF, endereço) em voz alta, pois isso expõe o paciente, possibilitando que todos ouçam as suas informações.

• DICA: Entregue um formulário para o paciente preencher.

⚠️ As clínicas não poderão mais deixar documentos e informações de pacientes em cima da mesa.

• DICA: Deixe guardados em alguma gaveta trancada.

⚠️ As secretárias não deverão entregar ao paciente os termos de consentimento e os questionários de anamnese, bem como não poderão ter acesso a estes documentos preenchidos, pois são informações sensíveis e de natureza sigilosa.

• DICA: O profissional que realizar o atendimento é que deverá coletar e ter acesso a tais informações.

⚠️ A atendente deverá redobrar a atenção no momento de anotar os dados pessoais ordinários dos pacientes, pois o erro pode trazer prejuízos significativos, como por exemplo, um contato telefônico anotado erroneamente é capaz de impedir que o médico retorne a ligação.

⚠️ Não deixar materiais biológicos na recepção.

✨ Conforme podemos observar, a LGPD impacta diversos setores de seu estabelecimento. Adeque-se.

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