Skip to main content
Informativos

Motorista profissional com CNH vencida pode ser demitido por justa causa

By 19 de novembro de 2021dezembro 1st, 2021No Comments

Em decisão unânime, no processo 22373-15.2017.5.04.0512, a Quarta Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST), julgou totalmente improcedente Reclamatória Trabalhista que requeria a reversão da demissão por justa causa de motorista profissional empregado que não havia renovado sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mesmo após o prazo de 30 dias previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Restou comprovado que o empregado, mesmo após alertado várias vezes para que renovasse sua CNH, manteve-se inerte, configurando assim um ato de desídia, em virtude da falta de regularização da CNH, documento indispensável para o exercício da função de motorista profissional. O art. 482, alínea “e” da CLT que configura a desídia, protege o empregador contra os empregados que não cumprem devidamente a função a qual foram contratados.

Assim, o TST manteve a decisão proferida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), e, por meio da Súmula 171 e entendimento majoritário também dispensou o empregador do pagamento de férias e 13º salário e proporcionais.

#direitodotrabalho#advocaciaparaempresas#dutraetrentin#direitoseucausanossa

×